sábado, 26 de maio de 2012

O LOBO E O CORDEIRO

La Fontaine 


A razão do mais forte vai sempre vencer
é o que adiante vocês hão de ver.
Num límpido regato um dia
um cordeiro, sereno, bebia.
Eis que surge um lobo faminto:
- Como ousas sujar minha água?
Diz o lobo com fingida mágoa:
- Logo vais receber o castigo por assim desafiar o perigo.
- Senhor - o cordeiro responde - ,
Não te zangues: não vês que me encontro

vinte passos abaixo de ti
e, portanto, seria impossível

macular tua água daqui?
- Tu sujas - diz o bicho feroz - ;

além disso estou informado
que falaste de mim ano passado.
- Como poderia te ter ofendido

se não era nascido então,
e o leite materno inda bebo?
- Ora, ora, se não foste tu,
com certeza foi teu irmão.
- Não o tenho. - Então foi algum dos teus:
pois que nunca me deixam em paz;
Tu, tens pastores e cães;
necessária a vingança se faz.
E no fundo da floresta
Com toda tranquilidade
O lobo devora o cordeiro
Sem outra formalidade.





Tradução de Luciano Vieira Machado

2 comentários:

  1. qual e o argumento do lobo para ameaçar o cordeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O lobo estava tentando de todos os jeitos arrumar argumentos para matar o lobo, sendo que o lobo so queria matar o cordeiro porque estava com vontade,não porque o cordeiro tinha feito alguma coisa!!!

      Excluir